sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval X álcool

O carnaval chegou e com ele os abusos de álcool. As consequências são as mais graves possíveis. No trânsito, nos bailes, nos clubes, e nas ruas, o uso do álcool causa problemas graves, como acidentes e brigas que elevam o número de ocorrências policiais, entradas em hospitais, aumento das vítimas e do número de crime com vítimas.
As bebidas alcoólicas ainda são responsáveis pela maioria dos incidentes na época de carnaval. O chamado "porre" é muito comum. A justificativa é o extravasamento de alegria ou até das tristezas. Nesta época, o motivo é o que menos importa.
No início quando a quantidade ingerida ainda é pequena, a pessoa fica eufórica e falante. Conforme os níveis alcoólicos no sangue aumentam, há perda de controle, liberação da agressividade, a fala fica enrolada e a visão dupla. Se a ingestão de álcool for rápida e a concentração no sangue se elevar muito, instala-se uma fase de anestesia, sonolência e perda da consciência (coma). As náuseas e os vômitos também são comuns após os exageros com o álcool. Também não podemos esquecer que a "ressaca" é outra desagradável consequência daqueles mais exagerados.
Dirigir alcoolizado é perigoso para quem guia e para quem transita. As vítimas nesta época de festa são muitas, às vezes fatais.
Faça festa, porém de maneira saudável e consciente.

Luciane Schneider – Secretária do COMAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ENTENDA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O TRATAMENTO

É preciso ter empatia sobre o adoecimento mental. É preciso quebrar paradigmas frente à dependência química.. É preciso construir novos ...