sexta-feira, 30 de novembro de 2012

1º Encontrão do COMAD Juvenil

Grupo de 26 estudantes do projeto Capacitar para Prevenir viveram um dia diferente.

 O ano de 2012 foi bastante trabalhoso para o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e para o Comad Juvenil. A equipe do Conselho Municipal orientou, preparou e capacitou aproximadamente 30 estudantes durante todo o ano para que sejam multiplicadores dos conceitos de valorização da vida aos demais jovens. Para encerrar os trabalhos do ano, atividades diferenciadas foram programadas ao grupo, que esteve no Seminário São Miguel no final de semana que passou, dias 24 e 25 de novembro.
 Os estudantes aproveitaram os espaços diferenciados do Seminário, as salas e participaram de Oficinas Pedagógicas, Luau durante a noite de sábado, banho de piscina, atividades físicas entre outras brincadeiras que desenvolveram valores como cortesia, respeito, solidariedade.
 O Comad também ofereceu medalhas aos alunos pela dedicação em prol deste tema e da participação nas ações promovidas durante o ano. Para 2013, o projeto retoma com a turma 3 e os alunos da Turma 1, serão multiplicadores da prevenção ao uso de drogas, agindo por iniciativa própria dentro das escolas e da comunidade.
 O trabalho do Comad Juvenil tem seu valor ao oportunizar que adolescentes tenham conhecimento técnico  e o acompanhamento de profissionais que os ajudam a entender o drama das drogas na sociedade.
Segundo informou a coordenadora do Comad, a  assistente social Fernanda Cavalheiro,  o uso de drogas hoje é uma escolha. “Existe muita informação a respeito. Os jovens já sabem que é algo que faz mal, entretanto, eles não conhecem as conseqüências desse uso e é nesse foco que trabalhamos. Queremos alertá-los de que o grande problema são os problemas causados pelo uso de drogas, desde o cigarro e do álcool, que são os principais em nossa cidade, como as ilícitas. Então, o jovem hoje escolhe usar drogas ou não”, afirmou Fernanda.
 O grupo teve a oportunidade de conhecer uma unidade terapêutica para jovens, a SOS Vida em Santo Ângelo e lá, viram de perto como vivem os jovens que escolheram o caminho das drogas. “Eles puderam entender que são jovens como eles, que têm os mesmos sonhos e o que podem perder ao optar pelas drogas. Nos nossos encontros, sempre priorizamos que é possível, e mostramos na prática, como é viver sem as drogas. O Encontrão foi um exemplo que não precisamos de drogas para sermos felizes, para termos amigos e para nos divertir”, afirmou Fernanda.
 O projeto Capacitar para Prevenir também reuniu pais e professores nessa iniciativa e retoma no próximo, a partir de março, com a participação de novos membros, representantes de entidades do município. “Precisamos reunir o grupo e saber quem realmente vai assumir esse trabalho conosco e aí, planejaremos as ações para 2013. Já solicito que as entidades participantes comecem a repensar o assunto, pois precisamos delas para formar o Conselho”, informou Fernanda.
 Fonte: Neila Daronco – Jornal A Notícia
 Foto: Luciane Schneider - COMAD
Painel sobre Drogas
Formatura da Turma 1



Participantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ENTENDA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O TRATAMENTO

É preciso ter empatia sobre o adoecimento mental. É preciso quebrar paradigmas frente à dependência química.. É preciso construir novos ...