quarta-feira, 1 de novembro de 2017

1ª Conferência foi um sucesso

Prefeito Roberto Bergmann na fala de abertura
Crissiumal realizou nos dias 25 e 26 de Outubro de 2017 no salão paroquial a 1º Conferência Municipal de Política sobre Drogas e contou com a presença de mais de mil pessoas nos dias do evento. O evento teve como tema a “Políticas Públicas sobre Drogas: O Panorama Atual e a Complexidade do Fenômeno na Contemporaneidade”.

A Conferência contou com a presença dos palestrantes: Diretor Irany Bernardes de Souza, Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado; Equipe do Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida, formado por: Fernanda Cavalheiro – Assistente Social, Veranice Zingler – Psicóloga, Marciele Lardini – Pedagoga, Gabriela Trentini Cavalheiro – Enfermeira e Guilherme Lanz – Técnico de Informática;  Equipe da Unidade Dependência Química do Hospital de Caridade representado pela Psicóloga Scheila Kruger e CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial representado pela Psicóloga Rose Johann e Assistente Social Ana Vanessa Bade; Exmo. Willian Garcez, Delegado de Polícia de Crissiumal, Humaitá e Coronel Bicaco (RS); Responsável pelos Grupos de Apoio da Cruz Azul do Rio Grande do Sul, Sra. Edel Rosane Ristow.

A Conferência constitui-se em instância máxima de participação da sociedade civil e do governo, teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para efetivação da política sobre drogas que se orienta pelo princípio da integralidade do sujeito e visa a consolidação de uma rede de atendimento integral e integrada. Desta forma, foram aprovadas como propostas para construção do Plano Municipal e Política sobre Drogas as seguintes deliberações:

Eixo Prevenção
_Implantar o Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida de forma continuada, destinado a toda a rede escolar do município, através de suporte técnico as escolas e formação de turma de pais, alunos e rede de atendimento, com ações de prevenção ao uso de drogas.
_Implantar o Programa Girassol de Atendimento de Medida Socioeducativa, com capacitação os jovens para o enfrentamento ao uso de drogas, de forma articulada com a rede de atendimento.
Retomar o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, desenvolvido pela Polícia Militar e destinado ao seguinte público:
_ Oportunizar espaços de lazer e programações diferenciadas na praça da matriz, sendo realizado um cronograma de eventos tanto pelo município como pelas entidades, com atividades diversas, sendo formada uma proposta a ser entregue na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento e repassado ao COMAD para aprovação.
_ Retomar o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, desenvolvido pela Polícia Militar e destinado ao seguinte público:
1 - Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2 - Para 5º ano do ensino fundamental,
3 - Para 7º ano do ensino fundamental,
4 -  Para Pais/Responsáveis.
_ Desenvolver mais atividades voltadas ao público jovem do bairro que tem poucas opções de lazer, esporte e cultura na região, sempre ouvindo e considerando o interesse dessa população;
_ Incentivar e promover o protagonismo da população do bairro para que se apoderem dos espaços públicos;
_ Ofertar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com a cobertura da faixa etária de 15, 16 e 17 anos, tanto na área urbana como rural.
_ Implantar o Programa Jovem Aprendiz no município.
_ Criação de núcleos dentro das escolas, aproveitando as lideranças e potencialidades dos alunos, para discutir, debater e abordar temas sobre o uso de drogas e seus efeitos;
_ Implantar cursos profissionalizantes gratuitos que estejam de acordo com o desejo do jovem e com as realidades locais, nas instituições de educação pública das comunidades com garantia de profissionais qualificados.

Eixo Tratamento
_ Implantação de uma Comunidade Terapêutica Municipal/Regional para tratamento ao dependente químico, com suporte financeiro mediante parcerias aos programas e normas governamentais;
_ Ampliação de leitos para internação hospitalar desintoxicação no Hospital de Caridade de Crissiumal.
_ Formação de Grupos de Apoio aos dependentes químicos e familiares pela Rede de Atendimento ou por entidades devidamente cadastradas pelo COMAD.
_ Implantação da Proposta de Acolhimento do usuário dependente químico, familiares e pessoas com interesse pelo assunto pela Secretaria Municipal de Saúde, através das Equipes Estratégia de Saúde da Família.
_ Implantar um CAPS AD
_ Estabelecer protocolos de atendimento intersetorial para usuários de SPA e suas famílias visando a integralidade do sujeito, SUAS, SUS, trabalho e renda, lazer, esporte, cultura, educação e habitação.

Eixo Reinserção Social
 _ Criar cursos profissionalizantes que contemplem pessoas em situação de vulnerabilidade com ensino fundamental incompleto.
_ Implantar a economia solidária na inclusão social e trabalho de usuários de álcool e outras drogas.
_ Dar continuidade ao Programa ACESSUAS Trabalho no município como porta de entrada para inserção a qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho.
_ Reservar no mínimo 10% das vagas para a reinserção social dos dependentes químicos referenciados na rede de saúde e assistência, que estão em recuperação nos cursos de qualificação profissional.
_ Estruturar a rede de atendimento ao dependente químico e seus familiares e a rede de prevenção ao uso de drogas em Crissiumal, através de fluxos e procedimentos para atuação conjunta dos serviços e trabalhadores da saúde, assistência social e educação, devendo ser validados e pactuados pelos trabalhadores, gestores e usuários dos serviços.
_ Implantar Grupo de Apoio da Cruz Azul em Crissiumal, voltado ao dependente químico e seus familiares.
_ Criar um fluxo de referência e contra referência entre os serviços da Assistência Social, Saúde e a rede, para o acompanhamento das pessoas e famílias que estão em tratamento e pós-tratamento, sistematizando e divulgando os serviços existentes.
_ Implantar o serviço da Casa de Passagem à População de Rua (AS)
_ Realizar um diagnóstico municipal da atual situação através da rede de  atendimento/tratamento ao usuário de álcool e outras drogas para detectar as necessidades e aprimorar os trabalhos de prevenção, tratamento e reinserção;
_Questionar a população quais as atividades que eles gostariam de ter acesso nos espaços públicos existentes no bairro, ofertando programas, projetos e serviços que venham de encontro as expectativas e interesse da comunidade e não impor atividades que são mais fáceis para a prefeitura desenvolver.
_ Oferta de serviços que apoiem as famílias de pessoas com problemas decorrentes do abuso de drogas, para que elas consigam lidar melhor com esses problemas;
_ Sensibilizar empresas para a inserção da população em situação de rua no mercado de trabalho;

Eixo Política Municipal sobre Drogas
 _ Fomentar e fortalecer o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas e garantir dotação orçamentária para implementação de política municipal sobre drogas
_ Implantação do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
_ Promoção de Fórum Municipal sobre a temática de drogas anualmente, com mobilização de toda comunidade.
_ Incluir como evento oficial do município a Mateada pela Vida, realizada pelo Conselho Municipal de Política sobre Drogas, com foco a prevenção ao uso de drogas voltada à família.
_ Formação de Grupos de Apoio aos dependentes químicos e familiares pela Rede de Atendimento ou por entidades devidamente cadastradas pelo COMAD.
_ Estimular a participação dos representantes da sociedade civil, através da ampla divulgação do COMAD e campanhas educativas sobre a participação popular.
_ Garantir a capacitação continuada dos conselheiros por meio da participação em congressos, cursos, palestras, fóruns, etc..
_ Incentivar a participação dos conselheiros do COMAD, em cursos, seminários e eventos que sejam realizados no âmbito municipal e regional.
_ Compartilhar experiências com outros municípios/serviços/territórios para ampliar e aprimorar a participação da sociedade na política sobre drogas, junto com a Delegacia de Polícia fomentar ações nas escolas da região celeiro de prevenção ao uso de drogas.



Diretor Irany Bernardes de Souza, Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado

Willian Garcez, Delegado de Polícia de Crissiumal, Humaitá e Coronel Bicaco (RS) 

Psicóloga Scheila Kruger da Unidade Dependência Química do Hospital de Caridade 

Assistente Social Ana Vanessa Bade da Secretaria de Saúde e Psicóloga
Scheila Kruger da Unidade Dependência Química do Hospital de Caridade

Edel Rosane Ristow responsável pelos Grupos de Apoio da Cruz Azul do Rio Grande do Sul 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ENTENDA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E O TRATAMENTO

É preciso ter empatia sobre o adoecimento mental. É preciso quebrar paradigmas frente à dependência química.. É preciso construir novos ...