quinta-feira, 12 de abril de 2012

Capital gaúcha lidera em quantidade de pessoas que consomem 20 ou mais cigarros por dia

Porto Alegre amarga péssimos resultados em pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em coletiva de imprensa nesta terça-feira, em Brasília. A capital gaúcha lidera o ranking do número de fumantes no país: cerca de um quarto dos homens (24,6%) e um quinto das mulheres (20,9%) da cidade têm o hábito de fumar.
A cidade também está na frente quando analisada a quantidade de pessoas que consomem 20 ou mais cigarros por dia: 10,7%. Em contrapartida, a média nacional de fumantes no país é de 14,8%. A frequência é menos da metade do índice de 1989, quando a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo IBGE, apontou 34,8% de fumantes na população. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atribui o alto índice de fumantes na Capital à força da indústria de fumo no Rio Grande do Sul.
— Além das questões culturais, a produção de fumo no Rio Grande do Sul faz com que o tabagismo seja maior do que nos outros Estados — considera.
Diante deste cenário, Padilha reforçou a importância da adoção de políticas que restrinjam o fumo, como as restrições à publicidade, e a criação de espaços livres do tabaco. Ele destacou ainda as ações do governo para reduzir o número de fumantes no país, como a proibição de fumódromos e as medidas restritivas ao tabaco, como a proibição de aditivos de sabor.

Fonte: Kelly Matos - Zero Hora - 10 de Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A  Administração Municipal de Crissiumal e o Conselho Municipal de Política sobre Drogas estará realizando a 6º Edição da Mateada pela Vida...